A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - e o Instituto Federal do Maranhão - IFMA – Campus Maracanã – promovem, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a IV etapa do Projeto Intervivência Universitária. Trinta estudantes da zona rural foram selecionados para participar dessa iniciativa. A recepção do grupo acontecerá nesta segunda-feira, 24, às 15:00, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Perfil dos participantes
O projeto trabalhará com jovens de 14 a 16 anos, de escolas agrícolas e quilombolas maranhenses, no intuito de aproximá-los do saber científico, contribuindo assim para sua formação acadêmica.
Os jovens permanecerão 16 dias alojados em São Luís, participando de diversas atividades relacionadas com os setores de olericultura, apicultura, avicultura, agroindústria e suinocultura. Todas as ações programadas vão acontecer em espaços de aprendizagem e de conhecimento específicos, como os Laboratórios de Solo, Entomologia e Fitopatologia, e serão desenvolvidas pelos próprios acadêmicos do Instituto Federal do Maranhão e da Uema.
O objetivo é possibilitar a interação total entre os jovens. Os professores estarão apenas orientando, mas a realização ficará por conta dos alunos. Dessa maneira, haverá uma troca de experiências e conhecimentos, resultando numa maior compreensão e aproveitamento.
O projeto conta com a participação de cerca de 90 voluntários, entre alunos e professores do Campus Maracanã e Uema, envolvidos na execução das atividades com os jovens visitantes.
O Projeto
Iniciado em julho de 2009, o Projeto Intervivência Universitária é apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex e financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa apoiar projetos de divulgação do conhecimento e apropriação de tecnologia para a inclusão social de jovens residentes em zona rural.
EFA de PIO XII
Esta será a segunda participação da Escola Família Agrícola de Pio XII no Projeto. 04 Alunos foram selecionados: Marta (Brejinho), Mateus (Sítio Novo - Bacabal), José (São J. da Mata) e Rafaela (São J. da Mata), ambos da 8ª Série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário