Minha lista de blogs

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

IFMA - Campus Maracanã e UEMA comemoram sucesso do Intervivência Universitária

intervivnciaQuando voltou para a comunidade de Igaraú, zona rural de São Luís, depois de ter participado do Intervivência Universitária, a jovem Mical de Sousa Viana passou a se interessar mais pela criação de cabras, atividade que sua família desenvolve. À experiência de sua mãe no trato dos animais juntou os conhecimentos adquiridos nas unidades de produção e laboratórios do IFMA – Campus Maracanã e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mical cuida da vacinação, faz testes para saber se há alguma doença nas cabras e escolhe a melhor ração. Histórias como essa foram comemoradas, nesta segunda-feira (07), na cerimônia de encerramento do projeto, realizada na área de vivência do Campus Maracanã.

intervivencia_enxertiaEm quatro etapas do projeto, 128 jovens estudantes de Escolas Familiares Agrícolas (EFAs), Casas Familiares Rurais (CFR) e comunidades quilombolas tiveram a oportunidade desse contato com conhecimentos técnico-científicos. Além dos 32 alunos da última etapa, participaram do encerramento outros 50 estudantes das fases anteriores. São jovens dos municípios de Alcântara, Arari, Barreirinhas, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pio XII, Santa Rita, Humberto de Campos, Anajatuba, Morros, Turiaçu, Turilândia e São Luís.

inter.abelhasAos 16 anos, Luís Adailson, que é morador de um assentamento rural em Miranda do Norte, ficou entusiasmado com a apicultura. “Já tenho mais conhecimentos sobre as características das abelhas. É uma coisa que eu nunca tinha visto antes”, destacou. A professora Maria Eunice de Jesus Santos, da EFA de Anajatuba, veio à capital maranhense acompanhar o projeto. Segundo ela, o desempenho dos alunos, ao voltar às comunidades, fica bem melhor. “Essa oportunidade desperta a vontade de conhecer e de ser mais”, enfatiza a professora.

intervivncia_2Foi isso que motivou José Reinaldo Mendonça, da comunidade de Quebra Pote, a tentar uma vaga no IFMA. Aprovado na primeira etapa, para o curso técnico em Informática, ele aguarda confiante o resultado final. “Estou pensando no futuro, em ajudar minha família e crescer cada vez mais”. Outros colegas também conseguiram a classificação.

O estímulo a buscar uma vaga na universidade é, segundo o coordenador-geral do projeto, Luiz Carlos Rêgo Oliveira, um dos principais objetivos do Intervivência Universitária. Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Vânia Lourdes Martins Ferreira, os estudantes conseguem, com essa experiência, perceber que podem fazer parte desse universo. O diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) do Campus Maracanã, Francisco Inaldo Lima Lisboa, parabenizou os participantes e disse que as portas da instituição permanecerão abertas para projetos que tragam benefícios à educação no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário