Minha lista de blogs

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PROMULGADA PEC DE APOIO À PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO MARANHÃO


A Assembleia Legislativa aprovou, hoje (21), por unanimidade, em segundo turno, e promulgou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 002/2010), de autoria do presidente Marcelo Tavares (PSB), que obriga o governo do Estado a estimular a criação e garantir o apoio necessário para o funcionamento das escolas familiares agrícolas, escolas familiares rurais e centro de formação por alternância.
A PEC faz acréscimos ao artigo 22, do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Estadual, e em seu parágrafo único deixa claro que “o governo do Estado do Maranhão estimulará a criação de escolas famílias agrícolas, escolas familiares rurais e centros familiares de formação por alternância, garantido-lhes apoio necessário para o êxito do seu funcionamento”.
O deputado Marcelo Tavares disse que a proposta foi apresentada porque uma parte importante da educação maranhense - as escolas da pedagogia da alternância - está sem nenhum amparo ou atenção por parte do poder Executivo. Ele foi o idealizador de uma audiência pública, realizada em junho deste ano na Assembleia Legislativa, para discutir a situação das escolas que adotam esse método de ensino no estado.
Tavares lembrou que os deputados assumiram um compromisso, com as escolas e com a sociedade organizada, de colocar na legislação um instrumento de apoio à pedagogia da alternância no Maranhão. “A pedagogia da alternância é consagrada no mundo inteiro. No Maranhão, essa metodologia precisa ser levada adiante. Uma grande parte de nossa população, na área rural, precisa do apoio das escolas familiares”, afirmou Marcelo.
CORTE ORÇAMENTÁRIO
Durante a audiência, foi constatado que somos o estado que menos investe na agricultura familiar em todo o País. A situação ficou mais complicada ainda após o governo determinar um corte de 50% no orçamento deste ano para o setor agrícola.
Quem mais saiu perdendo foram as Escolas Familiares Agrícolas e as Casas Familiares Rurais, que tiveram destinados apenas R$ 35 mil este ano.
A audiência reuniu cerca de 700 pessoas entre jovens agricultores, monitores, professores e agricultores de mais de 30 municípios maranhenses, representando as 37 Casas Familiares Rurais e Escolas Familiares Agrícolas do Maranhão.
METODOLOGIA
Alternância significa o processo de ensino-aprendizagem que acontece em espaços e territórios diferenciados e alternados. O primeiro é o espaço familiar e a comunidade de origem (realidade); em segundo, a escola onde o educando/a partilha os diversos saberes que possui com os outros atores/as e reflete-se sobre eles em bases científicas (reflexão); e, por fim, retorna-se a família e a comunidade a fim de continuar a práxis (prática + teoria) seja na comunidade, na propriedade (atividades de técnicas agrícolas) ou na inserção em determinados movimentos sociais.
A Pedagogia da Alternância baseia-se num método científico. Observar, ver, descrever, refletir, analisar, julgar e experimentar, agir ou questionar (através dos Planos de Estudos na família, comunidade ou na escola), procurar responder às questões (através das aulas, palestras, visitas, pesquisas, estágios) e experimentar (fazer experimentar em casa a partir do aprofundamento). Este método está implícito na proposta de Jean Piaget, “fazer pra compreender”, ou seja, primeiro praticar, para depois teorizar sobre a prática.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Conselho Estadual de Educação aprova processo de Reconhecimento da Escola Família Agrícola de Pio XII.

A EFA de Pio XII, que desde de 2007 tinha autorização do CEE/MA para funcionar, teve o seu processo de Reconhecimento aprovado no dia 11 de novembro. A partir de agora tem em mãos o parecer e a resolução de reconhecimento para as suas atividades na pasta burocrática como: transferência e certificados de conclusão de Ensino Fundamental, visto que a mesma tem autonomia para certificar tanto no Ensino Fundamental regular como no EJA.

sábado, 13 de novembro de 2010

AJUDE O PROJETO EFA EM PIO XII

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA JOÃO EVANGELISTA DE BRITO (ACEFAJEB) Constituído em 15 de novembro de 2003
 CNPJ 06.140.665/0001-87 Sediado no Projeto de Assentamento P.A. Lago da Carnaúba - povoado Cordeiro CEP: 65707-000 Município de PIO XII – MA.
E-mail: efapioxii@gmail.com  tel: 98 3679 6011


Prezado (a) Senhor (a),

Pelo presente, solicitamos de V.S.ª, patrocínio em prol da ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA JOÃO EVANGELISTA DE BRITO, para a realização do II BINGO BENEFICENTE a ser realizado no dia 19/12/2010. Desse modo pedimos que nos doe algo que pudéssemos usar como premiação.
A Escola Família Agrícola de Pio XII, desde 2004 vem trabalhando a formação integral do aluno, tornando o campo num lugar de oportunidades e bom de viver e consolidando a Pedagogia da Alternância como metodologia indispensável à formação das crianças, jovens e adultos campesinos, sendo que a família e a comunidade, também participam dessa formação.
Seu patrocínio ajudará no acabamento da Escola, bem como na conclusão de algumas alas pendentes. Por se tratar de uma instituição não governamental e que se mantém da contribuição e de doações de pais, associados e amigos, necessitamos do seu apoio nesse evento.


Podendo contar com a vossa atenção e apoio, desde já, antecipamos nossos cordiais agradecimentos e nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.





Atenciosamente,



Expedito Silva Ferreira
PRESIDENTE
ACEFAJEB

IV e V ENCONTRO DA FAMÍLIA TEM DATA E ENDEREÇO MARCADO

                 CONVITE
A Escola Família Agrícola João Evangelista de Brito - EFAJEB - vem honrosamente convidar você e sua família para participar do IV e V ENCONTRO DA FAMÍLIA, com o tema: No limite está a salvação dos filhos. (pe. Léo scj.). Desde já contamos com as vossas participações nesse encontro de fé.


IV ENCONTRO
DATA: 16 / 11 / 2010  SEGUNDA-FEIRA                 
LOCAL: Igreja Católica - POV. SÃO JOSÉ DA MATA
HORÁRIO: 19:00:00h

V ENCONTRO
DATA: 27 / 11 / 2010  SÁBADO                 
LOCAL: Igreja Católica - POV. CORDEIRO
HORÁRIO: 19:00:00h

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PROJETO DE INTERVIVENCIA UNIVERSITÁRIA - UEMA VISITA EFA de Pio XII


      A EFA de Pio XII recebeu na manhã do dia 29/10 a equipe de coordenação do Projeto de Intervivência Universitária do Maranhão em busca de mais alunos da EFA para participar da IV e última etapa do Projeto em São Luís - Ma. Essa será a segunda participação da EFA no projeto.
       As atividades serão desenvolvidas a partir do dia 10 até o dia 25 de janeiro no Instituto Federal do Maranhão – Campus Maracanã e na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), instituições parceiras do programa.

Serão recepcionados estudantes que obtiverem bom desempenho e comportamento em suas escolas, além de destaque na redação sobre o interesse em vivenciar o programa, encaminhada à coordenação.
É a quarta vez que o Intervivência Universitária será realizado. As atividades do programa serão supervisionadas por professores e por alunos-monitores das duas instituições. O conteúdo das aulas leva em consideração aspectos do cotidiano no campo, visando à melhoria dos processos de produção das comunidades dos alunos visitantes.
 “O intervivência Universitária tem o propósito de ser alicerce para o desenvolvimento dos estudantes e da região onde moram. Com isso, esperamos atingir um progresso educacional do homem rural”, destacou a coordenadora Executiva do Intervivência Universitária, Nadiane.
 Os trabalhos serão realizados nos laboratórios de Entomologia; Solos; Fitopatologia; o Núcleo de Ruminantes (Bovinocultura); laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água; laboratório de Parasitologia; a Fazenda Escola São Luís – Viveiro de Mudas; além do Hospital Veterinário.
Coordenador do Intervivência Universitária, o professor Luís Carlos Rêgo Oliveira acredita que o programa consegue aproximar a universidade da sociedade, cumprindo um dos seus objetivos, que é a extensão. “Queremos suscitar dúvidas quanto a situação social que vivem hoje e do que esperam para suas vidas”, afirmou Rêgo.

sábado, 16 de outubro de 2010

EFA de Pio XII A serviço do Trabalho Sustentável Solidário

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA JOÃO EVANGELISTA DE BRITO (ACEFAJEB) Constituído em 15 de novembro de 2003
 CNPJ 06.140.665/0001-87 Sediado no Projeto de Assentamento P.A. Lago da Carnaúba - povoado Cordeiro CEP: 65707-000 Município de PIO XII – MA.
E-mail: efapioxii@gmail.com  tel: 98 3679 6011


Quando se fala de problemas sociais, a educação está em primeiro lugar por ser uma das políticas públicas que trabalha o desenvolvimento humano. HÁ 06 anos, PIO XII vivia o drama de poucas escolas nas comunidades rurais, difícil acesso, e o índice de profissionais formados eram muito baixos. No entanto havia um índice de analfabetismo bastante elevado, onde a maioria dos jovens saía para outros estados por viverem desinformados, e isso lhes impedia de permanecerem em sua propriedade.
Os agricultores e os jovens do campo de Pio XII, Sensibilizados com esta realidade vem contribuindo com o projeto Educação no Campo e reforçando a educação dos jovens, que despertou a sociedade civil e os representantes públicos, como também, o interesse pela educação na sociedade e na zona rural, de modo, que já melhorou e precisa continuar melhorando. O projeto é importante porque temos no município a Escola Família Agrícola João Evangelista de Brito – EFAJEB - que desde 2004 vem trabalhando a formação integral do aluno, tornando o campo num lugar de oportunidades e bom de viver e consolidando a Pedagogia da Alternância como metodologia indispensável à formação das crianças, jovens e adultos campesinos, sendo que a família e a comunidade, também participam dessa formação.
A característica fundamental da Alternância é o fato de que o aluno passa um tempo regular na Escola, em Regime de Internato, chamado de Ambiente Escolar e outro tempo na Comunidade/Família, chamado de Meio Sócio-profissional, para que sabedoria prática e teoria se juntem ajudando no aprofundamento constante das coisas que acontecem no cotidiano da família, comunidade, do país e do mundo em geral. O tempo de permanência do aluno no ambiente escolar varia de acordo com as particularidades regionais e com a definição adotada pelos responsáveis/atores do processo dentro das escolas. A EFAJEB adota como tempo de permanência no ambiente escolar, duas semanas na escola e igualmente duas semanas na Família/Comunidade.
Em função de seu caráter histórico, pelo próprio fato de ter surgido de aspirações das famílias de base, a Pedagogia da Alternância não pode funcionar sem uma efetiva participação das famílias, visto que, na metodologia de ação educativa da EFAJEB a família tem um papel de fundamental importância na condução de seu processo administrativo. Na EFAJEB existe uma Associação responsável pelas atividades desenvolvidas, sendo ela composta por pais, mães, alunos, ex-alunos, líderes comunitários, agricultores, professores e outras pessoas comprometidas com a promoção de vida digna no Campo.
A EFAJEB sob a orientação da UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO MARANHÃO – UAEFAMA têm prestado relevantes serviços educacionais e de assistência técnica e extensão rural de forma adequada à população do campo e, consequentemente, vêm aumentando a demanda por vagas para estudantes do ensino fundamental.
Na EFAJEB, além da formação geral, os educandos recebem também uma formação profissional de nível básico, que inclui oficinas e cursos na área de agricultura e pecuária e desenvolvimento de práticas nas propriedades de suas famílias. Assim, a EFA atende aos requisitos exigidos pela legislação educacional brasileira – LDB 9394/96 e à Resolução Nº 1/2002 ofertando uma educação contextualizada e atendendo às especificidades dos jovens do campo.
Para o desenvolvimento dessas atividades exigem-se investimentos diferenciados em diferentes setores, pois se faz necessária uma série de despesas como insumos profissionais; deslocamento dos instrutores para supervisionar a prática profissional dos educandos e prestar assistência técnica e extensão rural às famílias; alimentação dos alunos, uma vez que estes estudam em tempo integral; e os mais dispendiosos que são aqueles relacionados com a infra-estrutura mínima e manutenção do funcionamento da instituição para prestar apoio adequado à EFA, e esta para ofertar aos alunos as condições de favorecimento do processo Ensino/aprendizagem.
Embora receba doações por parte de instituições públicas e entidades do terceiro setor, através de doações e convênios, a principal fonte mantenedora dessa escola advém do pagamento da mensalidade por parte de seus associados, além da contribuição, em produtos, para a alimentação dos estudantes feita pelos respectivos pais. A escola enfrenta grandes dificuldades, uma vez que não dispõem de recursos regulares em quantidade adequada, dependendo de negociações com cada governo que assume.
A EFAJEB tem uma área de 25 (vinte e cinco) hectárias de terra doada pelo INCRA, onde se desenvolve atividades de plantação de banana, açaí, jaca, buriti, manga, acerola, maracujá, caju entre outras culturas permanentes e alternativas, também com criações de animais, aves, suínos, peixes, entre outros.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CONFIRMADO...

    Está confirmado a data do III ENCONTRO DA FAMÍLIA. O oncontro é o um trabalho promovido pela Escola Família Agrícola de Pio XII, que está sendo realizado nas comunidades de alunos da Escola. O I encontro foi realizado no dia 01/09, na comunidade de Brejinho, no município de Pio XII. O II foi realizado no dia 19/09 nas comunidades de Centro dos Baés e Barraquinha da Linha, no município de Olho D'água das Cunhãs. O III será realizado no dia 16/10 na comunidade de São José da Mata. A programação começa as 14:00hs com a entrega dos convites, pelos alunos e coordenação do evento, nas famílias da comunidade visitada. ás 16:00hs acontece uma partida de futebol entre selecionados da EFA e selecionados de jovens da comunidade. Âs 19:00hs acontece o grande encontro na Igreja da comunidade ou outro local adequada para as famílias. O trabalho a noite fica por conta da organização da EFA e da comunidade local. Começa com Músicas alegres, apresentações, palestras e a apresentação de uma palestra com o tema: O selo de qualidade da família. com o Pe. Fábio de Melo. A conclusão dos trabalhos fica por conta da comunidade local.
veja o convite:
 
III ENCONTRO DA FAMÍLIA
 
A Escola Família Agrícola João Evangelista de Brito - EFAJEB - vem honrosamente convidar você e sua família para participar conosco do III ENCONTRO DA FAMÍLIA, com o tema: O selo de qualidade da família. Desde já contamos com as vossas participações nesse encontro de fé.
 
 DIA:  16/10/2010 (SÁBADO)

LOCAL : IGREJA CATÓLICA

 PARTICIPE CONOSCO!
COMUNIDADE: SÃO JOSÉ DA MATA

HORÁRIO: 19:00:00h

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

EFA DE Pio XII Realiza II Encontro da Família

Desta vez, as comunidades contempladas com o encontro foram: Centro dos Baés e Barraquinha da Linha no Município de Olho D’água das Cunhãs - MA.
Na tarde do dia 19/09 (domingo), alunos da 5ª e 7ª série, monitores e o presidente da ACEFAJEB, estiveram nas comunidades para mais uma realização  do Encontro da Família que está sendo realizado nas comunidades de alunos da EFA.
O evento se deu da seguinte forma: às 14:00:0h, foi feita a visita nas famílias, através dos alunos, para a entrega dos convites. Sendo 60 convites entregues, isto é, 60 famílias convidadas diretamente para o encontro que se realizaria à noite no templo da Igreja Católica, na comunidade de Barraquinha da Linha.
Às 16:00:00h houve uma grande partida de futebol entre selecionados da EFA e selecionados da Associação de Jovens de Barraquinha e Centro dos Baés, tendo um resultado final de 2 x 2 sendo que um de nossos atacantes desperdiçou um pênalti.
Às 19:30:00h, houve uma das realizações mais esperadas por nossa equipe, que foi a grande concentração de pessoas entre crianças, jovens, adultos e anciãos para participarem do encontro já programado com o tema: O selo de qualidade da família.
A dinâmica do encontro a noite ficou por conta da EFA e a participação do grupo de jovens de Barraquinha e Centro dos Baés.


EFA RURAL

A Escola Família Agrícola de Pio XII, estreiou um programa na rádio Babaçú FM no último dia 26/09 (domingo). O programa EFA RURAL é a realização de mais um projeto do ano de 2010, feito pela Associação da Escola. O EFA RURAL vai ser apresentado aos domingos e com a duração de uma hora, das 10h às 11h da manhã, com o objetivo de  tratar de temas voltados para a agropecuária como desenvolvimento sustentável e agroecologia, por ser um jeito de desenvolver a agricultura respeitando e colaborando com a natureza, tendo em vista que a agroecologia não é apenas uma alternativa ou opção: “é uma obrigação para a sustentabilidade do campo, um caminho sem volta”. Veja o conteúdo de programação: Obs. Entrevista gravada do PROSA RURAL (EMBRAPA).
v    Informes da EFA;
v    Músicas com temas Ruralistas;
v    Entrevistas com (alunos, ex-alunos, pais, sócios, monitores, simpatizantes, secretários e/ou outros, desde que aprovado pela direção da rádio.


Direção Geral
ACEFAJEB
Apresentação
Profº. Francisco de Assis

Contamos com a sua audiencia. Rádio Babaçú FM 87,9. SINTONIZE